Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Voo histórico

Avião movido a energia solar voa 24 horas seguidas
Avião Solar Impulse.Foto:Denis Balibouse-Agência AP

Passados 104 anos após o brasileiro Alberto Santos- Dumont ter conseguido fazer decolar, com seus próprios meios, uma aeronave mais pesada que o ar, os homens continuam experimentando novidades na arte de voar. Noutro voo histórico, ocorrido entre os dias 07 e 08 de julho de 2010, pela primeira vez, um avião movido a energia solar voou sobre a Suíça por 24 horas, provando que é possível captar energia do Sol durante o dia, armazená-la e voar no período noturno.
A aeronave batizada de Solar Impulse foi pilotada por Andre Borschberg e é um aparelho experimental cujos motores elétricos são alimentados por painéis solares compostos de 12 mil células. O teste faz parte de um projeto suíço que prevê circunavegar o planeta, com cinco escalas, apenas com energia do Sol. O avião tem envergadura (distância entre as pontas das asas) de 63 metros, equivalente a de um Boeing 777. Subiu até 8500 metros de altitude e chegou a velocidades acima de 120 Km/h.
Como dizia Santos-Dumont: “Toda invenção é fruto de um trabalho teimoso”. Com o Impulse não foi diferente. O voo de 24 horas ocorreu após sete anos de planejamento. Os projetistas do avião solar passam a trabalhar no segundo exemplar, que terá cabine maior e buscará voos mais longos, devendo realizar etapas internacionais a partir de 2013.
“A noite foi longa, então ver os primeiros raios do Sol da manhã foi uma dádiva”, contou aos jornalistas o piloto Borschberg, de 57 anos, que fez yoga para estimular a circulação e exercícios respiratórios e borrifação de água, para manter-se acordado, enquanto o aparelho voava com o piloto automático.