Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Espaço

Astronauta brasileiro Marcos Pontes - Retorno Soyuz

A Soyuz afasta-se da Estação Espacial Internacional lentamente (cerca de dez centímetros por segundo). O primeiro astronauta brasileiro, o Tenente Coronel Aviador Marcos Pontes, está no módulo central com os outros dois tripulantes, perto da “janela” que aparece pouco abaixo do centro da imagem. São as primeiras cenas, inéditas até agora, da viagem de retorno da histórica Missão Centenário, realizada em 2006.

O registro foi feito pelo russo Pavel Vinogradov, a bordo da Estação Espacial, com equipamento de alta definição, e inclui ainda as cenas da re-entrada da Soyuz – os módulos deixados pelo caminho são desintegrados pela alta temperatura (cerca de 4.000º C). A Soyuz é o ponto luminoso mais à frente do rastro luminoso.

A viagem de volta da Estação Espacial Internacional durou cerca de três horas. São necessárias duas órbitas completas para o teste dos sistemas e 26 minutos para a re-entrada. Durante o procedimento, a Soyuz atinge uma velocidade de até 28 mil km/h. “Não há muito som, exceto a estrutura vibrando. É possível ver partes [dos módulos deixados] derretendo. Às vezes, gruda no vidro. É metal derretido”, explica o astronauta Marcos Pontes. A temperatura interna varia de 22º a 35º C.

A Missão Centenário ocorreu em 2006 e recebeu o nome em homenagem aos 100 anos do voo do 14 Bis, aeronave desenvolvida pelo brasileiro Alberto Santos Dumont. No período em que permaneceu na Estação Espacial Internacional, o astronauta realizou diversos experimentos selecionados pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

Em menos de 30 minutos, a Soyuz passou pelo continente Americano, cruzou o oceano Atlântico, o norte de África e a Turquia, até chegar ao deserto do Cazaquistão. Dentro do módulo, os três tripulantes foram submetidos a seis vezes a força da gravidade, ou seja, uma pessoa com 70 kg teria a sensação de estar pesando 420 kg.

Concurso
A história completa dessa viagem está no livro “Missão Cumprida”, lançado em 2011 pelo astronauta Marcos Pontes, nas comemorações dos cinco anos da missão. Para marcar a data, a Força Aérea Brasileira irá sortear três livros (“É Possível – Como Transformar seus Sonhos em Realidade”) autografados pelo astronauta, por meio de uma campanha no Twitter.

Participe do sorteio de 8 de junho (dois livros). Os ganhadores serão avisados pelo Twitter.
Para participar é só retuitar:
RT Eu sigo @portalfab e concorro ao livro #AstronautaMarcosPontes É possível! Vídeo inédito da missão - http://youtu.be/cNTx9NyUllg

Pesquise: Blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA de 29/03/11, 02/04/11 , 01/05/11 e 03/05/11 .

Fonte: Agência Força Aérea