Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 3 de setembro de 2011

Navegação Aérea

Três aeroportos do Brasil terão ILS categoria 3Os aeroportos de Guarulhos, Galeão e Curitiba terão em breve o Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS – Instrument Landing System) categoria 3. O sistema de equipamentos permite o pouso de aeronaves em condições meteorológicas adversas e com baixa visibilidade. No entanto, a operação do ILS Cat 3 depende de três itens básicos: infraestrutura no solo dos aeroportos, capacitação dos pilotos e homologação das aeronaves. Será a primeira vez que este tipo de auxílio à aproximação e pouso será empregado no Brasil. Esses aeroportos já contam com o ILS categoria 2.
A aquisição dos equipamentos ILS Categoria III-A é um investimento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Caberá à Infraero a adequação da infraestrutura dos aeroportos para a instalação dos equipamentos.
O ILS III-A é instrumento de auxílio à navegação aérea, que permite que aeronaves pousem em condições meteorológicas adversas com Visibilidade Mínima de 200 metros e Altura de Decisão inferior a 30 metros. O ILS III do Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, já está instalado e em fase de homologação. A instalação dos equipamentos dos aeroportos de Galeão e de Curitiba está em planejamento e ainda não há previsão para entrada em funcionamento.

Pesquise: Blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA em 14/7/10 , 26/7/10 e 02/3/11.